domingo, 31 de julho de 2011

ISS/Campinas/2011 - Questão 70 - Tarde

A respeito da Responsabilidade Tributária, assinale a alternativa correta.
(A) A capacidade tributária passiva independe da capacidade civil das pessoas naturais; de achar-se a pessoa natural sujeita a medidas que importem privação ou limitação do exercício de atividades civis, comerciais ou profissionais, ou da administração direta de seus bens ou negócios; de estar a pessoa jurídica regularmente constituída, bastando que configure uma unidade econômica ou profissional.
(B) Na falta de eleição, pelo contribuinte ou responsável, de domicílio tributário, na forma da legislação aplicável, considera-se como tal, quanto às pessoas jurídicas de direito público, a sede do Ministério ao qual se subordina.
(C) A pessoa jurídica de direito privado que resultar de fusão, transformação ou incorporação de outra ou em outra não se responsabiliza pelos tributos devidos pelas pessoas jurídicas de direito privado fusionadas, transformadas ou incorporadas, via de regra.
(D) Salvo disposição de lei em contrário, para que se caracterize a responsabilidade por infrações da legislação tributária é necessária a verificação da intenção do agente ou do responsável pelo ato.
(E) A denúncia apresentada após o início de qualquer procedimento administrativo ou medida de fiscalização, relacionados com a infração, exclui a responsabilidade do agente.

Gabarito: Letra A

Comentários: 

a) Correta. Conforme o art. 126 do CTN.
b) Incorreta. Consoante o art. 127, III, do CTN, na falta de eleição pelas pessoas jurídicas de direito público, considera-se domicílio tributário qualquer de suas repartições do território da entidade tributante.
c) Incorreta. Segundo o art. 132, caput, do CTN, a pessoa jurídica de direito privado que reultar de fusão, transformação ou incorporação de outra ou em outra é responsável pelos tributos devidos até a data do ato  pelas pessoas jurídicas de direito privado, fusionadas, transformadas ou incorporadas.
d) Incorreta. De acordo com o art. 136 do CTN, salvo disposição de lei em contrário, a responsabilidade por infrações da legislação tributária independe da intenção do agente ou do responsável.
e) Incorreta. Segundo o art. 138, parágrafo único, do CTN, não se considera espontânea a denúncia apresentada após o início de qualquer procedimento administrativo ou medida de fiscalização, relacionadas com a infração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário